I Festival de Percussão de Amarante começa hoje

73

O nome “Pocket Duo” (duo de bolso) surgiu com base na obra de estreia “Pocket Grooves” – obra que melhor reflete as ideias e particularidades dos dois elementos. Têm como base a utilização de pequenas percussões (de bolso!) transportando musicalmente o público para diferentes partes do globo. Neste sentido, o seu espetáculo proporciona aos espectadores uma viagem auditiva e visual através de países como o Egito, Venezuela, Brasil, o continente Africano e a música Erudita.

O “Pocket Duo” é uma constituição recente, tendo se estreado no presente ano em Aveiro no “São Gonçalinho Street Art Festival”, a convite do prestigiado saxofonista holandês Henk Van Twillert (atualmente, professor na ESMAE).

Helvio Mendes é doutorando em música (performance em percussão) na Universidade de Aveiro onde realiza uma pesquisa focada no xilofone com o objetivo de propor novas abordagens performativas do instrumento.

Atuou como percussionistas das principais montagens brasileiras de musicais da Broawday como: “Hair”, “Fame”, “A Família Adams” e “O Rei Leão”. Foi percussionista do Combo Brasileiro e da Bandinha Popular, interpretando músicas do folclore e das tradições populares brasileira.

Atua e possui experiência na área de Artes/Música, com ênfase em atividades como: história e pedagogia da música e percussão, ensino coletivo de instrumentos de percussão, teoria musical, percepção musical, música brasileira, música de câmara, performance musical, práticas interpretativas e educação musical. Atualmente é professor da Academia de Música de Cantanhede e Conservatório de Música David Sousa em Figueira da Foz.