Terça-feira, 29 Abril, 2025
UNESCO - Comissão Nacional Portuguesa

A vida dos Clubes

A Comissão Nacional da UNESCO agradece o seu interesse na Rede de Associações e Clubes para a UNESCO e espera que, através dela, encontre um caminho que valha a pena trilhar tendo sempre como pano de fundo os valores que regem esta Organização especializada do Sistema da Nações Unidas.

Esta rede destina-se à sociedade civil, pois acreditamos que só em conjunto, através da cooperação, da partilha e do diálogo, com a intervenção de todos, a todos os níveis da sociedade, poderemos alcançar o propósito de “erguer os baluartes da paz no espírito dos homens”.

Assim, as redes internacionais da UNESCO são um dos principais trunfos da Organização, que associa diferentes parceiros à sua ação com o objetivo de potenciar ao máximo o desempenho da sua missão.

O alcance e a força da ação coletiva não devem ser subestimados. Com efeito, a ação das redes, nomeadamente dos Clubes para a UNESCO, pode ter consequências muito mais vastas do que se pode imaginar, este é o motivo pelo qual a Comissão Nacional da UNESCO, em Portugal, aposta na expansão e dinamização das suas redes.

As Associações e Clubes para a UNESCO são grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão. Os Clubes permitem uma maior visibilidade dos valores defendidos pela Organização no seio das comunidades locais, desempenhando um importante papel de “despertador de consciências” e constituindo-se assim como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais de quem são parceiros privilegiados.

A Rede de Clubes para a UNESCO desempenha um papel crucial na educação dos cidadãos e contribui para o diálogo entre as culturas e as gerações com vista a um desenvolvimento sustentável, em cooperação com os parceiros da sociedade civil.

As funções dos Clubes para a UNESCO podem resumir-se em três palavras: formação – dos seus membros, das comunidades locais e do público em geral, através das atividades desenvolvidas -, informação – sobre as atividades, efemérides e projetos da UNESCO e demais organizações das Nações Unidas – e ação – sob a forma de conferências, debates, atividades culturais, campos de juventude, excursões, visitas de estudo, etc.

Mais de 70 anos após a criação da primeira associação UNESCO no Japão, em 1947, a Rede internacional conta atualmente com cerca de 4000 associações, centros e clubes para a UNESCO em mais de 100 países.

Nos últimos anos, a Comissão Nacional da UNESCO levou a cabo uma profunda reestruturação da sua Rede de Clubes para a UNESCO, dotando-a das ferramentas de enquadramento adequadas ao seu funcionamento e simplificando o processo de criação de um clube.

Encontrará assim neste documento o formulário de candidatura e respetivo cronograma, o Quadro Regulamentar relativo às Associações e Clubes para a UNESCO, bem como a Carta de Valores dos Clubes para UNESCO e o Ato Constitutivo da UNESCO.

Esperamos contar com a sua força nesta rede da UNESCO.

Documentos

Guia Prático Associações e Clubes para a UNESCO