Conferência “LEADER/ CLLD 2019 Conference” no Centro Cultural de Amarante

32

Na manhã de 26 de setembro, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai estar na abertura da Conferência “LEADER/ CLLD 2019 Conference” no Centro Cultural de Amarante perante uma plateia de mais de 120 participantes vindos de 18 países da Europa, inclusive não Estados-Membros da União Europeia que adotaram a metodologia LEADER em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade dos territórios rurais.
Organizada pela MINHA TERRA, Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e atual presidente da ELARD, European LEADER Association for Rural Development, a conferência conta com o apoio e participação de anfitriões locais Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, Crl. Câmara Municipal de Amarante e Câmara Municipal de Baião.
O evento inscreve-se na sequência da Conferência “LEADER Reloaded” que decorreu em Évora em setembro de 2018. Após ter focado os desafios que se colocam às comunidades rurais no futuro ciclo de programação de fundo comunitários 2021-2027, representantes de instituições europeias – Comissão Europeia (DG AGRI e DG REGIO), Comité Económico e Social Europeu e Comité das Regiões – representantes políticos nacionais, redes europeias e nacionais de desenvolvimento rural, Grupos de Ação Local, técnicos de desenvolvimento local, académicos, especialistas e consultores, vão agora querer fazer um ponto de situação da implementação do LEADER/ DLBC nos países da União Europeia.
Pretende-se neste espaço privilegiado de encontro, diálogo e partilha de projetos e conhecimentos dar a palavra não só a opiniões institucionais sobre o futuro do LEADER/ DLBC, como também às propostas e expetativas que emergem da experiência e vivência concreta das comunidades e dos agentes que localmente trabalham com este instrumento/programa.

A 58 associadas da Federação MINHA TERRA intervêm em mais de 90% do território nacional, onde vivem mais de quatro milhões de portugueses, mobilizando recursos e capacidades em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável destes territórios e comunidades.

A ELARD é uma associação internacional sem fins lucrativos que visa contribuir para a implementação do LEADER/ DLBC na Europa. Reúne 26 países: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, República Checa, Moldávia, Macedónia do Norte, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia e Suécia.

A conferência é uma atividade do projeto “LEADER/ DLBC em Portugal e na Europa”, apoiado pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no contexto do Portugal 2020 e conta com a colaboração e apoio local da DOLMEN – Desenvolvimento Local e Regional.

Para mais informações consulte: http://www.minhaterra.pt/conferencia-leader-dlbc-2019-em-amarante.T13351.php

Programa completo: https://leaderconference2019.minhaterra.pt/