Formação de Pífaro
O Pífaro é um instrumento de sopro da classe das flautas transversais que se exprime na cultura e na tradição musical da Beira-Baixa, em particular no concelho do Fundão. Tradicionalmente associado ao pastor e à música pastoril, integra o conjunto instrumental dos Grupos de Bombos tão característicos desta Região do País e de uma relevância impressionante para o património imaterial.
A formação de pífaro visa revitalizar este capital cultural através da recolha musical junto dos antigos tocadores do instrumento, cujo repertório será perpetuado.
Foi implementada uma metodologia de ensino sistemática com acesso à notação musical, à interface digital através do uso de software para apoio ao ensino e a aulas presenciais semanais.
A formação abarca alunos com idades a partir dos 6 anos e adultos em geral, elementos pertencentes a grupos de bombos do Concelho do Fundão e também do Distrito de Castelo Branco que procuram nesta formação colmatar a escassez de tocadores, fazer face à exigência e dificuldade de aprendizagem do instrumento com um ensino metodológico.
Foi com sucesso garantido a produção de instrumentos estandardizados e afinados com rigor com o Lá a 440 hertz e afinados na tonalidade de Dó segundo as recolhas. O total de inscritos na primeira e segunda iniciativas ronda os 30 elementos, dos quais metade concluiu com sucesso a aprendizagem do instrumento e a segunda iniciativa está em curso.