Dia Mundial da Lógica – 14 de janeiro 2021

51

Mensagem de Audray Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO

“O medo de tropeçar agarra-se às nossas mentes na rampa da lógica.” Este belo pensamento metafórico de André Gide, extraído do seu romance Os Frutos da Terra, resume em si mesmo a importância vital da lógica para o desenvolvimento do pensamento humano.
A lógica é a essência do logos, termo grego que significa simultaneamente “discurso”, “linguagem” e “raciocínio”. É, pois, segundo a definição de Kant, “uma ciência que expõe em pormenor e demonstra com rigor as regras formais de todo o pensamento”.
Quer os tratados de Aristóteles ou Euclides, Leibniz ou Spinoza, quer os textos fundadores da filosofia do Maoismo na China ou da escola de Nyâya na Índia, demonstram que o estudo da lógica tem fascinado muitos filósofos e matemáticos ao longo da história do pensamento.
Se a lógica tem sido objeto de tantos estudos, é também, e talvez acima de tudo, devido às suas inúmeras aplicações práticas. De facto, a lógica desempenhou um papel importante no desenvolvimento das ciências, da engenharia, da psicologia cognitiva, da linguística e da comunicação. Fonte de inovação, esta disciplina tem sido um verdadeiro catalisador de transformações.
No alvorecer desta nova década, a lógica é mais vital do que nunca para as nossas sociedades e economias. Assim, a informática e as tecnologias digitais, que hoje em dia estruturam os nossos modos de vida, são tecnologias baseadas no raciocínio lógico e algorítmico.
A inteligência artificial, cujos avanços sem precedentes constituem uma revolução tecnológica, e, inclusive, uma revolução antropológica, é baseada no raciocínio lógico. Através da definição do primeiro instrumento normativo global sobre a ética da inteligência artificial, a UNESCO propõe-se fornecer um quadro ético para esta inovação da lógica.
A lógica está omnipresente quando utilizamos um software de inteligência artificial, quando iniciamos um computador ou quando formulamos um raciocínio. A lógica é um universal contemporâneo.
Contudo, apesar de vivemos rodeados de lógica, ainda temos pouca consciência disso e, muitas vezes, aplicamos a lógica sem nos apercebermos.
Foi assim, com o intuito de chamar mais a atenção para a importância desta disciplina no desenvolvimento do conhecimento, que a UNESCO proclamou o dia 14 de janeiro “Dia Mundial da Lógica”. A data de 14 de janeiro foi deliberadamente escolhida para prestar homenagem a dois grandes lógicos do século XX: Kurt Gödel, falecido a 14 de janeiro de 1978, cujo teorema de incompletude transformou o estudo da lógica no século passado; e Alfred Tarski, nascido a 14 de janeiro de 1901, cujas teorias interagiram com as de Gödel.
Este Dia Mundial da Lógica é uma oportunidade para reforçamos o nosso compromisso comum de promover uma cultura de paz e compreensão mútua, baseada nos princípios desta disciplina: consciência, conhecimento e razão.