Audição de Natal da Orquestra Energia de Amarante

71

A Orquestra Energia está de regresso! A Audição de Natal dos alunos da Orquestra Energia do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso será a 14 de dezembro, pelas 11h30 na Biblioteca do Agrupamento. Quem por esta hora estiver no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso vai ser surpreendido por um agradável momento musical protagonizado pela Orquestra Energia do Centro Cultural de Amarante. Em contexto de pandemia, asseguramos, como sempre, o cumprimento das orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde. Em agenda estão previstas mais apresentações que brevemente daremos a conhecer.

Recordamos que o CCA tem dois projetos sociais muito importantes, a Orquestra Energia e a Dança Geração. São projetos que promovem a inclusão social de crianças e jovens através da música e da dança, permitindo a reintegração em ambiente escolar de crianças que se encontram em maior vulnerabilidade educativa e social, funcionando como estratégia de apoio à sua integração. São objetivos destes projetos:

– Combater o abandono e o insucesso escolar.

– Promover a inclusão social das crianças e jovens.

– Promover o trabalho de grupo e disciplina, adicionando-lhe responsabilidade para uma melhor cidadania.

– Promover a autoestima das crianças e suas respetivas famílias, fazendo-as sentir parte de projeto comum.

– Contribuir para a construção de projetos de vida de crianças e jovens.

– Proporcionar acesso a uma formação musical que, de outra forma, seria possível para as crianças e jovens que vivem em contexto de exclusão social.

– Aproximar os pais do processo educativo dos filhos, fazendo com que estes se tornem numa parte integrante do processo de inclusão social dos filhos.