Anima Natura, um novo projeto do Centro Cultural de Amarante

107

A decorrer desde outubro na Casa Boavista, Residência Sénior, o projeto Anima Natura, promovido pelo CCA Maria Amélia Laranjeira, levou as Janeiras à Estância Nossa Senhora da Piedade, da Santa Casa da Misericórdia de Amarante e ao Centro de Atividades Ocupacionais da Cercimarante.

A coordenadora deste novo projeto do CCA, Rosana Pereira, refere que “esta atividade do CCA decorre nos lares do concelho de Amarante e que o objetivo passa por dar a conhecer à comunidade sénior, o universo das diferentes expressões artísticas”. No caso específico da Casa da Boavista, “foram organicamente construídos instrumentos musicais para fazer acompanhar uma canção adaptada pelos residentes da Residência Sénior”, acrescenta.

Através de uma educação informal e da exploração das capacidades criativas (individuais e coletivas) o projeto permite o desenvolvimento de atividades de carácter psico-motor, dramático e musical. Desta forma, “são trabalhadas as capacidades cognitivas, físicas, sensoriais, afetivas e sociais permitindo uma ligação mais livre e orgânica das mesmas”, conclui Rosana Pereira.

Esta atividade pretende também demonstrar processos alternativos para a realização das ideias propostas, em que o recurso a elementos da natureza, a práticas de meditação e a leitura de contos tradicionais serão uma constante fonte de inspiração. A iniciativa no terreno desde outubro, irá continuar durante o ano de 2020 com novas criações e animação garantida. O alargamento a outras instituições é já uma realidade, tendo iniciado em janeiro na Santa Casa da Misericórdia de Amarante, mas outras instituições se seguirão.

Foto: Casa da Boavista, Residência Sénior.