Masterclass de Guitarra com Ricardo Barceló a 15 e 16 de janeiro no CCA

5

RICARDO BARCELÓ

 Guitarrista, docente, compositor e investigador. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. Mestre em Interpretação pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Licenciado pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid.

Ganhou os prémios “Alírio Díaz” (Sevilha, 1987) e “Abel Carlevaro” (Madrid, 1990) e foi laureado no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz” (Badajoz, 2006), pela sua obra “Máscaras”.

É autor dos livros “La Digitación Guitarrística”; “20 Piezas Fáciles para dos y tres guitarras”; “Adestramento técnico para guitarristas” e “O Sistema Posicional na Guitarra”, e também de obras para guitarra e música de câmara, além de revisões e digitações de vários compositores. As suas obras têm sido editadas pela Real Musical, Lemoine, Carisch, Diputación de Badajoz; AvA; Labirinto, NEA e Editorial Diego Marín. É coautor da primeira tradução para castelhano, publicada em Portugal, do “Método para Guitarra” de Fernando Sor, e do livro “Canto para tocar. Toco para Cantar”. A maior parte dos seus artigos aparecem em revistas internacionais especializadas em música, tais como Il Fronimo, Roseta, Revista Portuguesa de Educação Artística, Sexto Orden, Soundboard e Revista Musical Chilena.

Gravou os CD “Aromas de Sefarad”, com o “Trío Sefarad; “Por las calles de Maldonado”, com composições próprias para guitarra solista e duos com guitarra; “Máscaras”, e “Música latinoamericana del siglo XX para guitarra”, com o patrocínio do FONAM. Além de manter atividade internacional como intérprete de guitarra clássica e docente em masterclasses, é convidado frequentemente para integrar júris e participar em conferências sobre temas ligados à história da interpretação guitarrística. É Diretor Artístico do Festival Internacional de Guitarra de Maldonado – Uruguai, e organizador dos Encontros Internacionais de Música em Tibães – Braga. Professor na Licenciatura em Música -Guitarra Clássica- do Departamento de Música da Universidade do Minho, em Braga – Portugal, e no Mestrado em Ensino de Música da mesma universidade. É Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. Atualmente é Diretor do Departamento de Música da ELACH, Universidade do Minho.

Inscreve-te já em masterclass@cc-amarante.pt

ESGOTADO