Associação para a UNESCO Observatório dos Lusodescendentes
O Observatório dos Luso Descendentes foi a primeira associação de Luso-descendentes constituída em Portugal, no simbólico dia 10 de Junho de 2010, por ser Dia de Portugal, mas também de Camões e das Comunidades Portuguesas! A sua visão: desenvolver um projeto inovador, único, que defenda a integração de Luso–Descendentes, a criação de sinergias entre países da Diáspora e Portugal e consolide
a identidade dos Luso-Descendentes através da língua e cultura lusa, de modo a estreitar relações e simultaneamente potenciar a economia, sociedade, cultura e turismo portugueses.
A sua missão: identificar, unir, representar e apoiar os filhos de portugueses nascidos no estrangeiro (Luso-Descendentes) que optem por regressar a Portugal ou que, a residir nas comunidades da diáspora, queiram manter uma ligação com o país das suas origens. Os seus principais objetivos passam por produzir informações científicas quantitativas e qualitativas sobre os luso-descendentes em Portugal e na diáspora, visando um melhor conhecimento da sua rede (áreas socio económicas, empresas, instituições em que actuam) nomeadamente mediante a organização de conferências temáticas. Assim como desempenhar um papel de facilitador de inserção dos luso-descendentes na sociedade portuguesa desenvolvendo parcerias com associações da Diáspora, instituições, universidades e entidades públicas, promovendo a língua e cultura portuguesa junto da comunidade luso-descendente. E por fim, servir de plataforma congregadora onde a rede de lusodescendentes oriunda de várias culturas possa cultivar a sua identidade lusa, trocar ideias e criar sinergias.
Em suma…..Um movimento de cidadania positiva, sem fins lucrativos e apartidário, de Luso-Descendentes para Luso-Descendentes, de Portugal para o resto do mundo, visando estreitar relações com as novas gerações e divulgar a identidade, cultura e língua portuguesas.
Contactos
Morada: Travessa das Águas Livres, 19, 1º dto – 1250-002 Lisboa
Tel.: (+351) 964 325 503
Email: observatoriolusodescendentes@gmail.com