A Comissão Nacional da UNESCO marcou presença no Encontro “Os Valores da UNESCO no Contexto Local: Uma década de Clube para a UNESCO”, que teve lugar no dia 4 de julho, na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em estreita colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO, assinalou os 10 anos da adesão da Casa do Tempo à Rede de Clubes para a UNESCO, reunindo diversos Clubes de todo o país.
Com casa cheia ao longo de todo o dia, o Encontro foi aberto pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, que sublinhou o compromisso assumido pelo município na promoção dos valores universais da UNESCO.
A Comissão Nacional da UNESCO esteve representada por Anna-Paula Ormeche, Técnica Superior para a Comunicação e Clubes para a UNESCO, que destacou o percurso notável da Casa do Tempo ao longo desta década e a relevância do trabalho desenvolvido em prol da UNESCO e dos seus ideais.
Também Clara Cabral, Técnica Superior para a Cultura da CNU, contribuiu com uma reflexão gravada sobre a salvaguarda do património cultural imaterial.
O programa incluiu três painéis temáticos em que participaram o Clube anfitrião, o Clube para a UNESCO Casas e Lugares do Sentir do Fundão, o Clube para a UNESCO da Cidade do Porto, o Clube para a UNESCO Bracara Augusta de Braga e o Clube para a UNESCO Entre Gerações de Foz Côa e ainda o Professor Albertino Gonçalves do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Houve ainda lugar a uma visita guiada à Casa da Lã e à inauguração da exposição “Provérbios Ilustrados”, do Clube para a UNESCO de Paremiologia de Tavira cuja Associação Internacional de Paremiologia é também ONG parceira da UNESCO –, afirmando assim o papel da Casa do Tempo como espaço de partilha de saberes e promoção da diversidade cultural.
Este Encontro Nacional reforçou a importância da Rede de Clubes para a UNESCO como instrumento essencial para a promoção dos princípios da Organização a nível local, testemunhando a vitalidade da rede portuguesa de Clubes para a UNESCO e o compromisso da Casa do Tempo e da comunidade de Cabeceiras de Basto com os valores da UNESCO.









