O Clube para a Unesco de Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, dirigido pelo Teatro de Balugas, venceu o Prémio Fundação Manuel António da Mota para Clubes UNESCO pela organização do LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias. A entrega do prémio decorreu este sábado, em Amarante, na 3.ª edição do espetáculo Sementes de Paz, realizado no âmbito do 20.º Aniversário da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005–2025).
A Comissão Nacional da Unesco e a Fundação Manuel António da Mota instituíram este prémio, no valor monetário de 5.000 euros, sob o lema “Criar Alicerces na Sociedade, Construir Pontes para a Paz”, para reconhecer projetos inspiradores desenvolvidos pelos Clubes para a UNESCO, como verdadeiros exemplos de cidadania ativa, trabalho de excelência e de compromisso com os ideais e valores da Organização.
O prémio foi desenhado e elaborado por Tiago Fróis do Clube para UNESCO das Oficinas Do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação (OC) foi fundada em 1996 e tem sede no Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo.
Nas últimas 2 edições do festival, já subiram ao palco do Theatro Gil Vicente, em Barcelos, trabalhos em várias línguas minoritárias como o mirandês, o estremenho, o sassarese, a língua gestual portuguesa, o galego, a língua cabo-verdiana/crioulo e darija/árabe marroquino. O festival está de volta à cidade de Barcelos de 5 a 7 de junho de 2026.









