Clube UNESCO de Beja | 01 de outubro’25 | 21H00 | 5€*
“Das profundezas das estrelas às flores luminosas da natureza, o mistério da trindade do feminino divino é ilimitado. No fundo da vastidão do universo… é onde a vai encontrar.” – Isha Lerner
Quando pensamos em música erudita, é natural que grandes compositores nos venham à mente. Mas, ao longo da história, quantas compositoras ficaram na sombra? Durante séculos, numa sociedade moldada por padrões patriarcais, às mulheres foi negado o espaço para criar, sendo até propagada a ideia “científica” de que lhes faltava o pensamento abstrato necessário para a composição musical. Gerações cresceram sob essa crença, mas algumas desafiaram o impossível e marcaram o virar do século XX com o seu talento e ousadia.
No recital Eterno Feminino, damos voz a essas pioneiras, trazendo ao palco a expressividade e a genialidade de compositoras como Alma Mahler, Cécile Chaminade, Pauline Viardot e Lili Boulanger. Pelas vozes de Ariana Russo e Rita Tavares, acompanhadas ao piano por Melissa Fontoura, revisitamos a força e a sensibilidade dessas mulheres que, contra todas as adversidades, escreveram o seu nome na história da música.
Ficha Artística
Ariana Moutinho-Russo, Soprano
Rita Tavares, Mezzo-soprano
Melissa Fontoura, Piano
–
*Bilhetes à venda na bilheteira do Pax Julia Teatro Municipal ou em www.bol.pt