Decorreu no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, a 31 de janeiro e 1 de fevereiro, o 11º Encontro Nacional de Associações e Clubes para a UNESCO, cujo acolhimento esteve a cargo do
Espaço t (membro da Rede desde 2008), com o apoio da Câmara Municipal desta cidade.
A sessão de abertura contou com a presença da Diretora de Cultura e Património da Câmara Municipal do Porto, Dra. Alexandra Cerveira Lima, do Presidente do Clube para a UNESCO Espaço t, Dr. Jorge Oliveira e da Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Dra. Rita Brasil de Brito.
Durante o encontro houve lugar à apresentação pela Comissão Nacional da UNESCO dos temas e atividades em destaque em 2025, nomeadamente o 80º aniversário da adoção do Ato Constitutivo da UNESCO, o 20º aniversário da Convenção sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais da UNESCO, o V centenário no nascimento de Luís Vaz de Camões e o 20º aniversário do Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, mas também a celebração da Semana de Educação Artística, a organização do Espetáculo Sementes de Paz, entre lançamentos de relatórios, brochuras, recomendações e edições sobre variados temas.
Foi ainda apresentada a evolução da Rede de Associações e Clubes para a UNESCO, apresentado o renovado Website especialmente dedicado a esta Rede (https://www.rpcu.pt/) e as oficinas de reforço das capacidades dos Clubes previstos para 2025 e promovidos pelo Secretariado da UNESCO e pela Comissão Nacional Francesa para a UNESCO como o 1º Fórum Mundial da Juventude das Associações e Clubes para a UNESCO que terá lugar no mês de fevereiro em Almaty, Cazaquistão, entre outros assuntos relativos à vida dos Clubes e Associações para a UNESCO.
Os 68 participantes presentes tiveram a oportunidade de apresentar as suas prioridades e atividades, refletir e debater sobre questões de interesse para todos os membros da Rede. Um enriquecedor momento de interconhecimento e partilha que permitiu o estabelecimento de novas parcerias, reforçando e consolidando esta Rede que reúne associações e entidades com foco na sociedade civil.
Damos as boas-vindas ao Clube para a UNESCO Casa da Terra de Celorico de Basto e ao Clube para a UNESCO Tin.Bra – Academia de Teatro que assinaram os respetivos Protocolos de Criação dos Clubes perante os restantes Clubes presentes.
No segundo dia do Encontro, o Clube para a UNESCO de Educação Artística e Cultural pela Paz, da Fundação MOA do Porto, animou um atelier de Ikebana que, entre teoria e prática, nos deu a conhecer esta milenar arte japonesa que proporciona equilíbrio, beleza e paz. Um dia completado por visitas culturais ao Palacete dos Viscondes de Balsemão, ao Museu do Romântico e a Serralves.
A Rede de Clubes UNESCO integra organizações da sociedade civil que, através das suas atividades, promovem os objetivos e partilham os ideais da UNESCO.
Saiba mais sobre a Rede de Associações e Clubes para a UNESCO no website da CNU e no website da Rede de Associações e Clubes para a UNESCO.








